quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Plano de aula

Este planejamento foi elaborado na disciplina de Tecnologia em Educação, para uma turma de 1º a 4º ano do ensino fundamental. O objetivo era produzir um plano de aula e um vídeo para ser trabalhado com as crianças.


1. Identificação escolar:
Nome da escola: Escola Mundo Encantado
Série: 3° ano
Número de alunos: 20
Disciplina: Língua Portuguesa

2. Tema:
Lição de Vida

3. Conteúdo:
* Escrita como sistema de representação
* Desenhos

4. Objetivos:
* Representar por meio do desenho a história “ O Leão e o Ratinho”.
* Criar um vídeo com os desenhos produzidos pelos alunos.

5. Procedimentos metodológicos:
* A professora faz a apresentação do tema instigando os alunos com perguntas sobre o mesmo: “O que vocês sabem sobre lição de vida?”; “Por que temos que respeitar as diferenças?”.
* Os alunos formarão um círculo e a professora contará uma história para eles: “O Leão e o Ratinho”
* Na seqüência a professora juntamente com os alunos fará a interpretação do texto oralmente, instigando novamente os alunos com perguntas: “O que vocês acharam da atitude do Leão com o ratinho? “Vocês já ajudaram algum amiguinho que um dia não quiseram ajudar vocês?”. Vocês sabem que a vingança é algo muito feio? “O que vocês acharam da historinha? Gostaram? Ou não?”
* Após o término das discussões, cada aluno representará através de desenhos o que compreendeu da história e da aula como um todo.
* Em círculo todos socializaram seus trabalhos, falando o porquê do seu desenho.
* Para finalizar a professora levará os alunos para a sala de informática, aonde ela irá scanear todas as produções e os alunos com auxílio da professora.
* Posteriormente, a professora juntamente com seus alunos construíram um vídeo utilizando todos os desenhos produzidos. O vídeo será apresentado para os pais.

6. Avaliação:
Os desenhos serão avaliados com o objetivo de analisar se as produções têm sentido com relação ao tema e histórias trabalhadas. Enfim, a avaliação será realizada no decorrer do desenvolvimento do plano de aula, observando a participação de todos, inclusive na criação do vídeo.

7. Referências:
Livro O Leão e o Ratinho, coleção Fábulas Inesquecíveis.
FREITAS, Valéria. Fábulas Inesquecíveis: O Leão e o Ratinho: Santa Catarina: Editora Vale das Letras. 2007. p.01 a 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário